Na Segunda Guerra Mundial um dos principais "instrumentos" que os nazistas usavam para matar aqueles que não lhes serviam eram as câmaras de gás.
Lugar onde os nazistas em seus campos de concentração colocavam por exemplo judeus, ciganos e homossexuais para serem sufocados por pesticidas ( que eram mais baratos e eficientes até então). Em 1941 aconteceram as primeiras mortes de muitas que ainda viriam, onde foram colocados em uma sala um grupo de prisioneiros russos. Após a morte dos prisioneiros dentro das câmaras de gás eles eram queimados, pois os nazistas não queriam ser acusados por esses crimes cometidos. Antes das câmaras de gás serem criadas o modo parecido com que os prisioneiros eram mortos era o seguinte: eles eram trancados em uma caçamba de caminhão, onde era liberado o monóxido de carbono através do escapamento do caminhão, sufocando-os e levando-os a morte.
A mentira da Morte
Todos aqueles que não serviam mais para nenhum tipo de trabalho dentro dos campos de concentração nazista eram "preparados" para a morte.
Os soldados de Hitler diziam para idosos, crianças e deficientes que eles iriam passar por um banho , onde trocariam de roupas, receberiam roupas limpas e comida. Porém o que realmente acontecia era o desespero da câmara de gás. E desta forma eram encaminhados para a execução.
As câmaras de Auschwitz tinham espaço para 800 pessoas, se o numero de prisioneiros a serem mortos ultrapassasse o numero de pessoas que cabiam na câmara estes eram mortos a tiro, na mesma hora. Conforme o veneno fazia efeito, as pessoas se debatiam até a saída, e no desespero acabavam por esmagar crianças e idosos, que eram frágeis.
O gás, baseado em cianeto de hidrogênio agia nas células do corpo humano, fazendo com que ocorresse falta de oxigênio nelas. Então, a morte se dava por sufocamento, após a perda das funções fisiológicas, sangramento e crises convulsivas. Sendo inalado o gás, a morte ocorria em até 20 minutos .
Haviam prisioneiros encarregados da limpeza das câmaras de gás. Encerradas as sessões de morte, os denominados sonderkommandos vasculhavam os corpos em busca de objetos valiosos como dentes de ouro ou jóias escondidas. Em seguida lançavam os corpos em fornos gigantescos para eliminar qualquer vestígio resultante do extermínio.
Eduardo Noga mostrando a câmara de gás
Fonte: Site YOUTUBE (link:http://www.youtube.com/watch?v=aqTroydFgoM)
As câmaras de gás funcionavam da seguinte maneira:
1 - Os prisioneiros entravam imaginando tomar um "banho"
2 - Eram sufocados pelo gás, liberado por um dos sonderkommandos, então eram mortos.
3 - Os sonderkommandos os removiam da câmara e os empilhavam para serem queimados
Entretanto o principal crime cometido pelos nazistas contra a humanidade foi a instalação de mais de 1000 campos de concentração, usados para destruir todos os prisioneiros além de serem milhões de vidas, que chegaram em torno de 7,5 milhões, no qual 4 milhões morreram em Auschwitz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário