Tainara Soares, Jéssica , Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Bomba em Hiroshima e Nagazaki

Os Estados Unidos efetuou o "golpe" definitivo sobre os japoneses no mês de Agosto no ano de 1945, alguns anos depois do ataque a Pearl Harbor. Querendo demonstrar quem realmente mandava no mundo, eles lançaram duas bombas atômicas, eu se dirigiu a Hiroshima primeiramente no dia 06 de Agosto e logo após três dias em Nagazaki. Na soma das duas cidades morreram cerca de 160 mil pessoas, sem falar nas outras pessoas que poderiam morrer depois do desastre por causa das doenças provocadas pelas radiações nucleares. As bombas até hoje foram as únicas armas nucleares utilizadas numa guerra. Mas será que a bomba foi lançada para apressar a rendição japonesa? Porém muitos analistas relatam que a bomba foi apenas um "crime de guerra".
Nagazaki              Hiroshima

6 de Agosto, um dia marcado para Hiroshima - Little Boy

A explosão da bomba de Hiroshima ocorreu exatamente às 8h:25min da manhã de 6 de agosto de 1945. O relógio parou e o horário da tragédia ficou registrado para sempre. A manhã de 6 de agosto de 1945 era de sol. O alarme de ataque aéreo havia soado na cidade de Hiroshima mas, como nada acontecera a seguir, os moradores retomaram suas atividades pensando estar seguros. Foi sem aviso que uma luz envolveu os japoneses da cidade minutos depois. Um clarão que, de repente, devastou construções, matou vidas instantaneamente e imprimiu em outras tantas uma lembrança inesquecível. A explosão da bomba atômica em Hiroshima mudou para sempre o Japão e o mundo. ( Segundo o site: http://madeinjapan.uol.com.br/2007/03/12/a-vida-depois-da-bomba/).
Neste episódio cerca de 140.000 pessoas morreram.


Little Boy : Comprimento: 120,0 cm (10 pés / 3,0 metros)
Diâmetro: 28,0 polegadas (71,1 cm)
Peso: £ 9.700 (4.400 kg)
Rendimento: 15 quilotons (+ / - 20%)


9 de Agosto, um dia marcado para Nagazaki - Fat Man

O poder de destruição do cogumelo atômico já tinha sido apresentado ao mundo três dias antes, quando a cidade de Hiroshima foi literalmente riscada do mapa. Agora era a vez de Nagasaki experimentar o fulminante efeito de um bombardeio nuclear. O segundo ataque contra o Japão teve por finalidade aniquilar a cidade, estrategicamente reconhecida como a principal base militar nipônica. Diante da impotência em resistir às investidas americanas, restou ao Japão contabilizar seus milhares de mortos, feridos e desaparecidos. A atrocidade foi criticada pela opinião pública e tida como uma ação desnecessária contra a população civil japonesa. O governo americano defendeu-se, alegando tratar-se da forma mais rápida de encerrar a Segunda Guerra. De fato, em poucos dias o Japão assinaria a capitulação, aceitando a derrota e as condições de paz impostas pelos aliados. Mas as sequelas dos ataques se manteriam por gerações, registradas em milhares de novas mortes por contaminação radioativa. ( Segundo o site: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=9596).
Neste episódio cerca de 80.000 pessoas morreram.

Fat Man - Peso 4,545 ton.
Comprimento 2,34 m
Diâmetro 1,52 m
Carga explosiva plutónio
Peso da carga  explosiva 6,4kg
Poder explosivo 25 quilotons

Por que a escolha de Hiroshima e Nagazaki ?

Um detalhe que é pouco pensado no fato da grande explosão é o porque que escolheram estas duas cidades para lançarem  a bomba. Esta escolha foi feita por interesses militares , e consequentemente porque essas duas cidades eram muito avançadas industrialmente no Japão. Além dessas duas cidades, Kyoto e Kokura também foram cogitadas pelo  Conselho de Alvos (Target Committee), e simplesmente foram excluídas pela sua importância cultural e religiosa, além de ser habitada por intelectuais.

Hiroshima              Nagazaki




Radiação : Hiroshima e Nagazaki


Além de sofrerem um ataque inédito no mundo, um bombardeio atômico, as vítimas de Hiroshima e Nagasaki não imaginavam que teriam de travar outras batalhas em um futuro próximo: contra os efeitos da radiação em seus corpos e até mesmo para obter ajuda do governo para tratamentos. Na época da guerra, em Hiroshima, ficou estabelecido que os postos policiais dariam indenizações aos moradores caso eles sofressem ataques aéreos.
Pelo menos um quarto da população das duas cidades morreu nas explosões, em agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Nas décadas seguintes, uma pesquisa feita pelo instituto nipo-americano Radiation Effects Research Foundation (Fundação de Pesquisa dos Efeitos da Radiação) mostrou que a radiação fez aumentar a incidência de câncer entre os sobreviventes. Dos 50 mil sobreviventes estudados entre 1950 e 1990, 176 morreram de leucemia. Desses casos, 89 (51%) foram causados pela radiação. Entre as pessoas que estavam a menos de 1 quilômetro do centro das explosões, as bombas foram responsáveis por 100% das mortes por leucemia. E ainda outros tipos de cânceres foram detectados como de estômago, mama, pulmão e fígado, levando a 9% da população à morte. A boa notícia é de que não houve nenhum indício de alteração genética nos fetos afetados pela bomba.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segunda Guerra Mundial

Tainara Soares, Jéssica, Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar