Tainara Soares, Jéssica , Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A radiação, o medo que se espalha



Fonte: ciência e cultura na escola

 Nada mais é do que um modo de propagação de energia através do espaço, a unidade que mede a radiação nos ambientes é chamada de curies ( ondas ou partículas que se espalham rapidamente de acordo com a velocidade ). A radiação pode ser gerada por uma fonte natural ou por algo construído pelo homem, elas podem possuir valores pequenos ou altos. São variáveis  As mais conhecidas são : luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. A radiação pode ser ameaça para os seres vivo, muitos podem até morrer por doenças induzidas pela radiação.

Como age no ser humano?

Quando as células são expostas à radiação elas sofrem fenômenos físicos, químicos e biológicos,  um fenômeno interdisciplinar, literalmente. Acontece então a ionização de átomos que afetam as moléculas, células, órgãos, e assim todo o corpo. Na segunda guerra mundial logo após a bomba atômica ser lançada em Hiroshima e Nagazaki, as cidades que ali perto se encontravam foram atingidas pela radiação. Justamente por ela ter se propago a tanta distancia, atingindo as pessoas que não foram mortas pela bomba.

Fonte: Efeitos Radioativos 

Logo que a bomba caiu, a cidade ficou completamente destruida, os habitantes que ainda sobreviviam tiveram de beber a água contaminada para não enfrentar a morte de outra maneira, contando que uma nuvem preta cheia de radioatividade pairava ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segunda Guerra Mundial

Tainara Soares, Jéssica, Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar