Tainara Soares, Jéssica , Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os princípios da Grande Guerra

Bomba Atômica


Fonte: Globo mídia

   Albert Einstein, que era alemão criou a famosa equação da relatividade na qual todos conhecemos a partir das pesquisas, vídeos e comentário em sala de aula. Ela é a seguinte: E=mc² , que era então a grande possibilidade de transformar massa em energia. O grande físico Einstein inspirou muitos cientistas pelo mundo a fora. Para termos mais conhecimentos sobre como realmente foi criada a bomba, aqui vai um resumo breve e objetivo: no dia 02 de Agosto de 1939 Einstein escreveu uma carta para o presidente dos EUA que se chamava Frankin D. Roosevelt nesta carta estava escrito que havia uma possibilidade de criação de uma bomba, que era dada a partir de uma grande reação de massa de urânio ( a famosa bomba atômica ). Ali então era explicado o funcionamento da bomba, o que ela poderia causar e qual seria a grandeza de um desastre causado por ela. Ele também pediu que fosse iniciado um "programa nuclear", para então produzir a bomba. Surgiu dai o Projeto Manhattan. A bomba foi criada, porém Einstein arrependeu-se de ter essa participação nas terríveis destruições que a bomba causou, arma que destruiu Hiroshima e Nagazaki.

 

   Como  a bomba da vida e da morte funciona?

Como ja vimos a equação que à representa é ? E=mc²

Fonte: Ilbe


Onde:
E: energia
m: massa
c: velocidade da luz ( no vácuo )
   Ou seja, a energia é igual a massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
Ela funciona da seguinte maneira: uma certa carga de dinamite faz com que átomos de urânio ( ou plutônio, que são átomos fáceis de quebrar, por isso foram utilizados ) se rompam, logo após a quebra parte da matéria que formava o átomo vira energia. Com isso ela carrega a característica de poder destrutivo imenso.

Fonte: site - São Francisco
 


O urânio que foi utilizado para a fabricação  duas bombas na segunda guerra mundial  foi o "235", denominado "U-235". Ele suporta a tal fissão induzida,caso um nêutron se choque com um átomo de U-235, ele absorverá e se tornará instável, causando a fissão, uma separação, ou rompimento, dividindo e gerando diversos núcleos, numa reação em cadeia. Cada choque desses átomos gera enorme quantidade de energia e calor.
A seguir a pesquisa de um vídeo nos mostra claramente o que ocorre:

Fonte: Youtube ( Como funciona  a bomba atômica )



Um comentário:

  1. Por que Einstein escreveu a carta??

    O que foi descoberto que levou ele a escrever essa carta??

    ResponderExcluir

Segunda Guerra Mundial

Tainara Soares, Jéssica, Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar