Tainara Soares, Jéssica , Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mais Informação

Medo , Angústia e Lutas


   Quando o assunto é Segunda Guerra Mundial podemos conhecer um verdadeiro novo mundo, onde reconhecemos que hoje vivemos muito bem e que não estamos em um tempo de terríveis atentados, holocaustos, mortes e lutas por poder. A Guerra mostra a diversidade de assuntos abordados, mostrando que somente em um conteúdo podemos observar várias matérias e experiências usadas pelos alemães, etc. A sua historia muito mais que envolvente relata não a ficção (algo comum em histórias), mas sim algo totalmente real, e que esta ao nosso alcance de conhecimento, pesquisando , estudando e relatando os fatos ocorridos. A Grande Guerra como é chamada nada mais foi do que um dos maiores marcos da história do mundo, levando-nos a “mais informações” e interatividade.
   O grande medo pairava sobre as ambientes da guerra, judeus que sofreram muito durante este período, são apenas indigentes que só serviam para trabalho. Adolf Hitler explorava-os como se não fossem pessoas, e sim maquias para uso pessoal, muitos deles eram mortos nos campos de concentração, mulheres eram estupradas, crianças e idosos eram mortos na chegada, pois não tinham nenhuma condição de trabalhar, o sofrimento era tanto, que hoje em dia muitas pessoas não suportariam nem ver o que acontecia nos campos, simplesmente se matariam. Além das perseguições contra os judeus, que até então era uma raça detestada por Hitler, os bombardeios, as invasões ,  as doenças, as lutas e as mortes nos levam a um único pensamento. Por que ? Qual era a intenção de causar tanto pânico em milhares de pessoas e países? A resposta é simples e possuí apenas cinco letras: Poder.
   Hitler queria o domínio de tudo, uma demonstração deste fato é quando a bomba atômica foi lançada em Hiroshima e Nagazaki, onde a intenção era mostrar quem realmente era superior no momento, na qual Alemanha predominava com a chamada raça ariana. Todos os fatos que aconteceram na guerra nos faz pensar  que realmente não conhecemos grandes conceitos do nosso passado, para nós tudo esta perfeito e será sempre assim. Na verdade devemos estar preparados para tudo. As doenças que atingiram milhares de pessoas no período de guerra foi uma das maiores causas de mortes. Radiação, mutação, energia nuclear, mudanças até mesmo emocionais, um resumo de crueldade, é a imagem guardada. Os sentimentos aflorados na guerra, algo que pouco podemos perceber, apenas sentimos  o ar de vingança. O que na verdade era o plano de todos, vingança e mais vinganças, não se pensavam  nas pessoas não tinha coração ao matá-las , pois o que realmente interessava era acabar com certas raças e esconder qualquer tipo de vestígios. Os judeus, homossexuais, ciganos eram trapos para o povo alemão, quando nos colocamos em suas situações não podemos pensar com tanta realidade assim , porque no começo do pensamento já nos sentimos mal, imagine que eles sabiam que seria mortos, sabiam como, e sabiam que nunca mais veriam seus pais, esposas, filhos, etc foi o marco que deveria ser representado na história da guerra, porém a Alemanha como sempre era o foco das atenções.
    Enfim, este abrangente trabalho interdisciplinar nos trouxe vasto conhecimento de assuntos desconhecidos e fatos ocorridos que jamais podíamos pensar que ocorreram, o famoso Dia D ( o dia da decisão ), os ataques a Pearl Harbor, a Corrida Armamentista, os fatores biológicos como as mutações , os fatores químicos como a radiação, os fatores físicos como a bomba atômica e a equação de Einstein, e o mais importante, as pesquisas realizadas , a responsabilidade,  o trabalho em grupo, a curiosidade e até mesmo as impressionalidades.  Com um único foco, podemos destacar diversos galhos de uma árvore cheios de tópicos importantes, curiosos e sem duvida interessantes. O blog nos proporcionou reconhecer cada matéria envolvida, Biologia, Química, História, Física, Informática e Português entre outras. Saber diferenciar cada uma e ver com suas próprias mãos, ler e descobrir tudo é algo incomparável. Em um resumo geral a guerra tornou-se matança sem regras, onde matar e matar era o objetivo, sofrimento e dor eram músicas para os ouvidos de Aldolf Hitler. O grupo cujas alunas Tainara Soares, Tairini Genari, Jéssica Souza, Pâmela Silva e Samanta Cerveira compreenderam a idéia do trabalho, pois a cada pesquisa e debates sobre as postagens novos temas surgiam. Entretanto foi um trabalho de extrema responsabilidade, mas tudo o que foi feito realmente valeu a pena. A história da Segunda Guerra Mundial mostrou como foi a verdadeira luta pela vida e pelo poder, além de mostrar em detalhes cada fato, seus personagens e suas armas. Uma grande frase dita por Adolf Hitler personagem principal da história foi : “Quem quiser viver será constrangido à matar. Martelo ou Bigorna, minha intenção é preparar o povo alemão para ser martelo.” Esta frase mostra todas as intenções de Hitler, poder, morte , ganâcia, e orgulho. Viver em uma guerra não é como jogar um vídeo game, ou desenhar, e sim viver para viver, homens, mulheres, crianças e idosos, lutavam pela maior guerra que existe...A Guerra da vida.

Corrida Armamentista

  
Corrida Armamentista é o termo utilizado no período da Guerra Fria, onde as duas superpotências, os EUA e a União Soviética, tiveram um confronto pela supremacia política e ideológica, que pela a ausência de uma luta fizesse uso de armas.
   A Guerra Fria incentivou as pesquisas e os desenvolvimentos para a criação de armas. Os países queriam criar armas cada vez mais potentes do que o outro, assim quando foi criada material bélico que tinha capacidade de destruição muito maior que o planeta terra poderia suportar como forma de ameaçar o inimigo. Essa atualização de armas ficou conhecida como Corrida Armamentista.
   Esta competição duraria décadas, somente terminando de fato com a assinatura dos    Tratados de Redução de Armas Estratégicas (Start), na década de 90. Eles determinavam a extinção gradual dos arsenais dos EUA e de países integrantes da ex- URSS que detinham essas armas em seu território (Federação Russa, Ucrânia, Bielorrússia e Cazaquistão). Outro tratado relacionado às armas nucleares, o Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBT), data de 1996. Para entrar em vigor, necessitaria da ratificação de todos os 44 países com capacidade conhecida de produzir armas nucleares.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pós - Guerra



Fonte: Wikipédia

O fim de um grandioso conflito trouxe inúmeras mudanças politicas, sociais e economicas internacionais. Potencias como Alemanha e Japão tiveram seu nível rebaixado por causa das grandes perdas ocorridas, perdas materiais e também humanas.
"Depois de estabilizada a situação, os países aliados começaram a promover os diálogos sobre a situação política e econômica mundial. Inglaterra e Estados Unidos assinaram a Carta do Atlântico, documento onde abriam mão de qualquer ganho territorial e defendiam a soberania das nações envolvidas. Entre os anos de 1943 e 1945, diversas reuniões internacionais foram realizadas com o propósito de selar diferentes acordos diplomáticos." ( Seundo o site : guerra.brasilescola.com).

Fonte: Youtube - acordos realizados pós guerra



AS CURIOSIDADES

CURIOSIDADE 1 : Estupros aconteciam na guerra, eles eram individuais ou coletivos, e até mesmo em massa. isso acontecia normalmente pelo fato de que uma guerra abolia totalmente todos os códigos, começando pelo respeito humano ( que podemos ver com os holocaustos cometidos). Eram cometidos por civis.

CURIOSIDADE 2 : Irmã Grase, uma das mais cruéis vigilantes do campo de concentração de Auschwitz, ela era a auxiliar do grande chefão. Era conhecida como " A cadela de Auschwitz" e " O anjo da Morte" , Grase ficava com seu famoso chicote na câmara de gás administrando o movimento.

Fonte: Google imagens - Grase

Armamentos & Bombardeios

Fonte: Wikipédia

A temida aeronave da Guerra..

Fonte: SegundaGuerra.org

Junkers Ju 87 é o seu nome, ela foi uma das mais temidas aeronaves de toda a Guerra, sua principal característica era a de pavor. Ficou conhecido pelos alemães e aliados como Stuka (abreviação para o termo Sturzkampffugzeug) que significa bombardeiro de mergulho.Em 1931, Udet viajava pelos Estados Unidos, quando viu pela primeira vez o desempenho de um avião Curtiss Hawk, que mergulhava em cima de um alvo pintado no chão, largando sacos de areia com enorme precisão. Udet, que tornou-se amigo pessoal do dono da fabrica Curtiss, pode testar o Curtiss-Hawk, e ficou bastante impressionado com o desempenho do aviao americano. Com a formação da nova Luftwaffe nas mãos de Hermann Goering, Udet seria o chefe das fabricas da Luftwaffe, podendo assim comprar um Curtiss-Hawk, que chegou a Alemanha em novembro de 1933. 

Fonte: Segunda Guerra.org


Seu nome era BV 238 ( Blohm & Voss ) , um hidroavião ( foi o mais pesado a decolar), ele servia para transportes e patrulhas marítimas, seu nome é derivado da empresa criadora que chamava-se Blohm & Voss. 


Fonte: Youtube - armas da segunda guerra

O vídeo acima nos mostra diversas armas que foram utilizadas na guerra, juntamente com seu nome e suas características.




Energia Nuclear - A Vida & Morte


Foi então nesta grande  guerra que a energia nuclear mostrou todo o seu poder. Resumindo ali o seu grande potencial para a destruição. Seu conceito é quando um átomo divide-se usando matérias altamente radioativas (Ex: Urânio) elemento usado na bomba. Ela também pode ser gerada através de uma fusão nuclear do hidrogênio.
Quando ocorre uma liberação de material radioativo, que contaminam o ambiente, surgem então as doenças que podem até levar a morte. Essas doenças afetam desde os seres humanos até a vegetação e os animais, seus efeitos podem espalhar-se por quilômetros e quilômetros.
A seguir podemos acompanhar passo a passo sua função com o anexo em imagem.
Fonte: GeoBioArt
Onde podemos observar os átomos de Urânio sob quebra , ao seu redor a radiação do ambiente, os produtos da fissão ( da quebra ), onde se é liberado os nêutrons, que pode ser de dois ou mais por fissão.
A energia nuclear seve para a criação de bombas, substituição de outras fontes de energia e combustível. Um dos exemplos mais conhecidos da história é da bomba nuclear, que nada mais foi do que a bomba atômica, onde essa arma explosiva depende da reação nuclear.
Fonte: Lagoareal.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A radiação, o medo que se espalha



Fonte: ciência e cultura na escola

 Nada mais é do que um modo de propagação de energia através do espaço, a unidade que mede a radiação nos ambientes é chamada de curies ( ondas ou partículas que se espalham rapidamente de acordo com a velocidade ). A radiação pode ser gerada por uma fonte natural ou por algo construído pelo homem, elas podem possuir valores pequenos ou altos. São variáveis  As mais conhecidas são : luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. A radiação pode ser ameaça para os seres vivo, muitos podem até morrer por doenças induzidas pela radiação.

Como age no ser humano?

Quando as células são expostas à radiação elas sofrem fenômenos físicos, químicos e biológicos,  um fenômeno interdisciplinar, literalmente. Acontece então a ionização de átomos que afetam as moléculas, células, órgãos, e assim todo o corpo. Na segunda guerra mundial logo após a bomba atômica ser lançada em Hiroshima e Nagazaki, as cidades que ali perto se encontravam foram atingidas pela radiação. Justamente por ela ter se propago a tanta distancia, atingindo as pessoas que não foram mortas pela bomba.

Fonte: Efeitos Radioativos 

Logo que a bomba caiu, a cidade ficou completamente destruida, os habitantes que ainda sobreviviam tiveram de beber a água contaminada para não enfrentar a morte de outra maneira, contando que uma nuvem preta cheia de radioatividade pairava ali.

Mutação


   Mutação se resume em um tipo de material genético do ser humano, onde pode sofrer alterações, muitas vezes gerando anomalias.
   Com a ocorrência dessas alterações localizadas nas moléculas de DNA, podendo originar-se alterações na produção de proteínas. Mudando a função dessas proteínas pode se dar origem a uma doença no organismo do indivíduo.
   Temos os seguintes exemplos de algumas doenças geradas através da mutação:
- Hemofilia
- Albinismo
- Drepanocitose, mais conhecida como anemia
   Nesse caso da anemia foi alterado o gene do DNA da molécula, onde com isso passou a existir outra forma desse mesmo gene, onde ali ocorreu uma mutação.
Pode ser dificilmente identificado esse efeito de mutação, pois o nível celular dela é pequeno de mais, porém muito significante, podendo causar a falência da célula e até mesmo do próprio organismo. Mas não são em todos casos que as mutações são totalmente perigosas.
   Elas podem gerar novas proteínas com novas capacidade, que em muitas vezes são consideradas úteis, e outras mutações são contribuintes para a variabilidade genética.
   Os agentes mutagenéticos físicos mais conhecidos pela população são o raio X, radiação ultravermelha e o raio gama. Substancias químicas como por exemplo corantes usados em alimentos, e compostos de fumo do cigarro podem resultar em alterações genéticas em uma célula, caracterizando diversas formas de mutação.

Fonte: G1 Globo


Mas o que era necessário haver para acontecer uma mutação?

Dentre alguns agentes físicos podemos analisar a temperatura, que conforme o seu aumento causa quebra de ligações entre os átomos, a radiação que possuem ionizantes de alta energia (ex: partículas beta e alfa ), dentre outros que então causariam mutações agindo sobre o DNA.
E dentre os agentes Químicos podemos perceber as estruturas das moléculas que ocorre quando o análogo pareia-se a base nitrogenada errada, induzindo a mutação por não estar em seu devido lugar. Na segunda guerra mundial também foram inúmeros casos ocorridos pois a grande tragédia da bomba deixou muitas doenças e anomalias por toda a parte, por que ela espalhou a radiação portanto a mutação também começou a surgir, além de diversos fatores contribuintes.



Os princípios da Grande Guerra

Bomba Atômica


Fonte: Globo mídia

   Albert Einstein, que era alemão criou a famosa equação da relatividade na qual todos conhecemos a partir das pesquisas, vídeos e comentário em sala de aula. Ela é a seguinte: E=mc² , que era então a grande possibilidade de transformar massa em energia. O grande físico Einstein inspirou muitos cientistas pelo mundo a fora. Para termos mais conhecimentos sobre como realmente foi criada a bomba, aqui vai um resumo breve e objetivo: no dia 02 de Agosto de 1939 Einstein escreveu uma carta para o presidente dos EUA que se chamava Frankin D. Roosevelt nesta carta estava escrito que havia uma possibilidade de criação de uma bomba, que era dada a partir de uma grande reação de massa de urânio ( a famosa bomba atômica ). Ali então era explicado o funcionamento da bomba, o que ela poderia causar e qual seria a grandeza de um desastre causado por ela. Ele também pediu que fosse iniciado um "programa nuclear", para então produzir a bomba. Surgiu dai o Projeto Manhattan. A bomba foi criada, porém Einstein arrependeu-se de ter essa participação nas terríveis destruições que a bomba causou, arma que destruiu Hiroshima e Nagazaki.

 

   Como  a bomba da vida e da morte funciona?

Como ja vimos a equação que à representa é ? E=mc²

Fonte: Ilbe


Onde:
E: energia
m: massa
c: velocidade da luz ( no vácuo )
   Ou seja, a energia é igual a massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
Ela funciona da seguinte maneira: uma certa carga de dinamite faz com que átomos de urânio ( ou plutônio, que são átomos fáceis de quebrar, por isso foram utilizados ) se rompam, logo após a quebra parte da matéria que formava o átomo vira energia. Com isso ela carrega a característica de poder destrutivo imenso.

Fonte: site - São Francisco
 


O urânio que foi utilizado para a fabricação  duas bombas na segunda guerra mundial  foi o "235", denominado "U-235". Ele suporta a tal fissão induzida,caso um nêutron se choque com um átomo de U-235, ele absorverá e se tornará instável, causando a fissão, uma separação, ou rompimento, dividindo e gerando diversos núcleos, numa reação em cadeia. Cada choque desses átomos gera enorme quantidade de energia e calor.
A seguir a pesquisa de um vídeo nos mostra claramente o que ocorre:

Fonte: Youtube ( Como funciona  a bomba atômica )



domingo, 25 de novembro de 2012

As temidas armas biológicas


O que são as armas biológicas? Bom, elas podem ser primeiramente consideradas como as armas mais temidas e devastadoras dentre outras armas. Elas são vírus e bactérias que passam por modificações em laboratórios, com essas modificações elas tem um único objetivo : tornarem-se mais resistentes a tratamentos. Elas podem tanto matar como incapacitar um inimigo, ou seja ele animal e planta.
Elas podem contaminar o ar , a água ou alimentos sem tratamentos, as mais conhecidas são :  varíola, ebona, peste bubônica, anthrax, toxina botulínica, etc.

Varíola: ela é adquirida por um vírus e é transmitida pelo ar, portanto sua contaminação é pela respiração ( em ataques eram muito usados, cadáveres que tinham varíola eram lançados nos campos de inimigos). O surgimento das chamadas pústulas é a característica da doença.



Ebola: Ela também é um vírus e a sua porcentagem de morte chega aos 100%. Ela é transmitida pela respiração, gotas da tosse, catarro ou secreção. É uma das mais temidas armas. Uma pessoa contaminada passa a sentir dor de cabeça, febre, falta de ar, diarreia, etc. Para uma pessoa ser contaminada bastam apenas 10 vírus.


Anthrax: a bactéria do medo. Eram lançado por aviões que contaminavam a água, o ar, o solo, e os alimentos, além de poderem estenderem-se por mais 2km do local lançado e mais 20km com a ajuda do vento. Essa bactéria era considerada de medo porque era imperceptível  pois era incolor e sem cheiro. Ela causa lesão a pele, contamina os pulmões e causam doenças gatrintestinais, logo após vesículas na pele são detectadas e também podem levar a uma meningite , a pessoa com Anthrax morre em até cinco dias, podem ter hemorragia e até falência dos órgãos.

Os matadores gases




Em 1936, as tropas italianas jogaram gás mostarda na Etiópia, matando homens, animais e envenenando rios.
Naquele mesmo ano, na IG Farben alemã, um químico chamado Gerhard Schrader estava escolhido para tarefa de fazer inseticidas. Trabalhando com organofosforados, compostos de carbono, hidrogênio e oxigênio misturados ao fósforo, Schrader criou um produto tão mortífero que era impossível usá-lo como inseticida. Estava criado o Tabun, o primeiro dos gases neurotóxicos (que agem sobre os nervos), até hoje a mais terrível espécie de arma química já inventada. Dois anos mais tarde, Schrader inventou o Sarin, e já nos estertores da Segunda Guerra Mundial, em 1944, criou o Soman, oito vezes mais letal que o primeiro e duas vezes mais que o segundo.
Os gases dos nervos matam em minutos. Atuam inibindo uma enzima chamada acetilcolinesterase, necessária para o controle dos movimentos musculares. Essa enzima bloqueia os impulsos nervosos que ativam os músculos. Quando o gás neurotóxico é absorvido, por inalação e contato com a pele, a produção da enzima pára imediatamente. Todos os músculos então se contraem sem parar e acabam estrangulando os pulmões e o coração. É mais ou menos assim, por asfixia, que morrem os insetos atacados com inseticidas.
Os gases mortíferos dos nazistas não chegaram aos campos de batalha, mas foram empregados em larga escala no extermínio de populações inteiras. A IG Farben desenvolveu o Zyklon-B, o gás usado pelos nazistas para matar milhões de judeus nas câmaras dos campos de extermínio. Terminada a guerra, os aliados se apoderaram das técnicas e dos estoques da IG Farben. Em pouco tempo, carregamentos secretos de gases dos nervos chegaram aos Estados Unidos e à União Soviética. Ainda havia o que aperfeiçoar nessa área. No começo da década de 50, a empresa química inglesa ICI criou a chamada família V, com os gases VE e VX, muitas vezes mais tóxicos que os dos alemães se é que é possível imaginar isso.
A praga continuou a cruzar diversas fronteiras.









sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Bomba em Hiroshima e Nagazaki

Os Estados Unidos efetuou o "golpe" definitivo sobre os japoneses no mês de Agosto no ano de 1945, alguns anos depois do ataque a Pearl Harbor. Querendo demonstrar quem realmente mandava no mundo, eles lançaram duas bombas atômicas, eu se dirigiu a Hiroshima primeiramente no dia 06 de Agosto e logo após três dias em Nagazaki. Na soma das duas cidades morreram cerca de 160 mil pessoas, sem falar nas outras pessoas que poderiam morrer depois do desastre por causa das doenças provocadas pelas radiações nucleares. As bombas até hoje foram as únicas armas nucleares utilizadas numa guerra. Mas será que a bomba foi lançada para apressar a rendição japonesa? Porém muitos analistas relatam que a bomba foi apenas um "crime de guerra".
Nagazaki              Hiroshima

6 de Agosto, um dia marcado para Hiroshima - Little Boy

A explosão da bomba de Hiroshima ocorreu exatamente às 8h:25min da manhã de 6 de agosto de 1945. O relógio parou e o horário da tragédia ficou registrado para sempre. A manhã de 6 de agosto de 1945 era de sol. O alarme de ataque aéreo havia soado na cidade de Hiroshima mas, como nada acontecera a seguir, os moradores retomaram suas atividades pensando estar seguros. Foi sem aviso que uma luz envolveu os japoneses da cidade minutos depois. Um clarão que, de repente, devastou construções, matou vidas instantaneamente e imprimiu em outras tantas uma lembrança inesquecível. A explosão da bomba atômica em Hiroshima mudou para sempre o Japão e o mundo. ( Segundo o site: http://madeinjapan.uol.com.br/2007/03/12/a-vida-depois-da-bomba/).
Neste episódio cerca de 140.000 pessoas morreram.


Little Boy : Comprimento: 120,0 cm (10 pés / 3,0 metros)
Diâmetro: 28,0 polegadas (71,1 cm)
Peso: £ 9.700 (4.400 kg)
Rendimento: 15 quilotons (+ / - 20%)


9 de Agosto, um dia marcado para Nagazaki - Fat Man

O poder de destruição do cogumelo atômico já tinha sido apresentado ao mundo três dias antes, quando a cidade de Hiroshima foi literalmente riscada do mapa. Agora era a vez de Nagasaki experimentar o fulminante efeito de um bombardeio nuclear. O segundo ataque contra o Japão teve por finalidade aniquilar a cidade, estrategicamente reconhecida como a principal base militar nipônica. Diante da impotência em resistir às investidas americanas, restou ao Japão contabilizar seus milhares de mortos, feridos e desaparecidos. A atrocidade foi criticada pela opinião pública e tida como uma ação desnecessária contra a população civil japonesa. O governo americano defendeu-se, alegando tratar-se da forma mais rápida de encerrar a Segunda Guerra. De fato, em poucos dias o Japão assinaria a capitulação, aceitando a derrota e as condições de paz impostas pelos aliados. Mas as sequelas dos ataques se manteriam por gerações, registradas em milhares de novas mortes por contaminação radioativa. ( Segundo o site: http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=9596).
Neste episódio cerca de 80.000 pessoas morreram.

Fat Man - Peso 4,545 ton.
Comprimento 2,34 m
Diâmetro 1,52 m
Carga explosiva plutónio
Peso da carga  explosiva 6,4kg
Poder explosivo 25 quilotons

Por que a escolha de Hiroshima e Nagazaki ?

Um detalhe que é pouco pensado no fato da grande explosão é o porque que escolheram estas duas cidades para lançarem  a bomba. Esta escolha foi feita por interesses militares , e consequentemente porque essas duas cidades eram muito avançadas industrialmente no Japão. Além dessas duas cidades, Kyoto e Kokura também foram cogitadas pelo  Conselho de Alvos (Target Committee), e simplesmente foram excluídas pela sua importância cultural e religiosa, além de ser habitada por intelectuais.

Hiroshima              Nagazaki




Radiação : Hiroshima e Nagazaki


Além de sofrerem um ataque inédito no mundo, um bombardeio atômico, as vítimas de Hiroshima e Nagasaki não imaginavam que teriam de travar outras batalhas em um futuro próximo: contra os efeitos da radiação em seus corpos e até mesmo para obter ajuda do governo para tratamentos. Na época da guerra, em Hiroshima, ficou estabelecido que os postos policiais dariam indenizações aos moradores caso eles sofressem ataques aéreos.
Pelo menos um quarto da população das duas cidades morreu nas explosões, em agosto de 1945, no final da Segunda Guerra Mundial. Nas décadas seguintes, uma pesquisa feita pelo instituto nipo-americano Radiation Effects Research Foundation (Fundação de Pesquisa dos Efeitos da Radiação) mostrou que a radiação fez aumentar a incidência de câncer entre os sobreviventes. Dos 50 mil sobreviventes estudados entre 1950 e 1990, 176 morreram de leucemia. Desses casos, 89 (51%) foram causados pela radiação. Entre as pessoas que estavam a menos de 1 quilômetro do centro das explosões, as bombas foram responsáveis por 100% das mortes por leucemia. E ainda outros tipos de cânceres foram detectados como de estômago, mama, pulmão e fígado, levando a 9% da população à morte. A boa notícia é de que não houve nenhum indício de alteração genética nos fetos afetados pela bomba.









domingo, 18 de novembro de 2012

A Destruição de PEARL HARBOR


Wai Momi " As águas perolizadas" - História


Assim era chamada por havaianos, a famosa base militar de Pearl Harbor. Ela era usada pela marinha norte-americana, foi por esse motivo que os Estados Unidos entrou na Segunda Guerra Mundial. O Japão atacou a base militar no dia 07 de Setembro de 1941, bom os japoneses sobrevoaram sobre a base com seus aviões torpedeiros onde estavam a maioria dos barcos  que pertenciam então aos Estados Unidos, logo a marinha sofreu baixas e afundamentos.
A primeira onda de ataques foi composta por 186 torpedeiros, e a segunda onda de ataque composta de 168 aviões, este ataque acabou com 11 navios e 188 aviões, e matou 2403 militares norte-americanos e 68 civis, porem com tudo isso a marinha dos Estados Unidos ainda tinha como esperança os 3 porta-aviões, o deposito de combustíveis e outras instalações que ajudaram em sua recuperação de frota em menos de um ano, que foi um recurso favorável.
Base de Pearl Harbor

Kazuo Sakamaki
 Foi um dos dez membros das tripulações dos mini-submarinos durante o ataque a Pearl Harbor, Foi o único sobrevivente e também o primeiro prisioneiro de guerra dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Ao atacar os Estados Unidos com um mini-submarino, foi atacado por um contratorpedeiro, durante sua fuga à nado encalhou na praia onde foi capturado pelos soldados inimigos.

Kazuo Sakamaki - 1º prisioneiro

USS WARD - contratorpedeiro usado pelos EUA.

Ko-hyoteki : submarinos utilizados pelo Japão. Cada um com dois torpedos de 17,7 polegadas.


Preparação Japonesa ao ataque de Pearl Harbor - fonte: Youtube (http://www.youtube.com/watch?v=NadxLQCkkzI)



CURIOSIDADES:  Existe um filme chamado Pearl Harbor. Ele relata um pouco antes do bombardeio, dois grandes amigos que se envolvem em maneiras distintas, faz com que os dois participem da Segunda Guerra Mundial , um alistado na força americana para lutar na Segunda Guerra Mundial e outro piloto da força aérea dos Estados Unidos.



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

As câmaras de gás


Na Segunda Guerra Mundial um dos principais "instrumentos" que os nazistas usavam para matar aqueles que não lhes serviam eram as câmaras de gás.
Lugar onde os nazistas em seus campos de concentração colocavam por exemplo judeus, ciganos e homossexuais para serem sufocados por pesticidas ( que eram mais baratos e eficientes até então). Em 1941 aconteceram as primeiras mortes de muitas que ainda viriam, onde foram colocados em uma sala um grupo de prisioneiros russos. Após a morte dos prisioneiros dentro das câmaras de gás eles eram queimados, pois os nazistas não queriam ser acusados por esses crimes cometidos. Antes das câmaras de gás serem criadas o modo parecido com que os prisioneiros eram mortos era o seguinte: eles eram trancados em uma caçamba de caminhão, onde era liberado o monóxido de carbono através do escapamento do caminhão, sufocando-os e levando-os a morte.

A mentira da Morte

Todos aqueles que não serviam mais para nenhum tipo de trabalho dentro dos campos de concentração nazista eram "preparados" para a morte.
Os soldados de Hitler diziam para idosos, crianças e deficientes que eles iriam passar por um banho , onde trocariam de roupas, receberiam roupas limpas e comida. Porém o que realmente acontecia era o desespero da câmara de gás. E desta forma eram encaminhados para a execução.


Seu nome era Auschwitz

As câmaras de Auschwitz tinham espaço para 800 pessoas, se o numero de prisioneiros a serem mortos ultrapassasse o numero de pessoas que cabiam na câmara  estes eram mortos a tiro, na mesma hora. Conforme o veneno fazia efeito, as pessoas se debatiam até a saída, e no desespero acabavam por esmagar crianças e idosos, que eram frágeis.
O gás, baseado em cianeto de hidrogênio  agia nas células do corpo humano, fazendo com que ocorresse falta de oxigênio nelas. Então, a morte se dava por sufocamento, após a  perda das funções fisiológicas, sangramento e crises convulsivas. Sendo inalado o gás, a morte ocorria em até 20 minutos .
Haviam prisioneiros encarregados da limpeza das câmaras de gás. Encerradas as sessões de morte, os denominados sonderkommandos vasculhavam os corpos em busca de objetos valiosos como dentes de ouro ou jóias escondidas. Em seguida lançavam os corpos em fornos gigantescos para eliminar qualquer vestígio resultante do extermínio.



Eduardo Noga mostrando a câmara de gás
Fonte: Site YOUTUBE (link:http://www.youtube.com/watch?v=aqTroydFgoM)



As câmaras de gás funcionavam da seguinte maneira:

1 - Os prisioneiros entravam imaginando tomar um "banho"
2 - Eram sufocados pelo gás, liberado por um dos sonderkommandos, então eram mortos.
3 - Os sonderkommandos os removiam da câmara e os empilhavam para serem queimados

Entretanto o principal crime cometido pelos nazistas contra a humanidade foi a instalação de mais de 1000 campos de concentração, usados para destruir todos os prisioneiros além de serem milhões de vidas, que chegaram em torno de 7,5 milhões, no qual 4 milhões morreram em Auschwitz.




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Informação Complementar

Com certeza a Segunda Guera Mundial é lembrada como um conflito sangrento que deixou milhares de mortos por diversos fatores dentre eles mortos por câmaras de gás, através da bomba atômica, queimados , mutilados, etc. O cenário era de grande depressão e horror, por onde se passava era visto multidões espalhadas pelo chão, mortas e indigentes.
A guerra se iniciou em 1939, onde podemos perceber uma rápida acensão do regime Nazista ( Alemanha) e o Fascista ( Itália ) , entretanto a confusão mental das pessoas, ou seja, da população européia.
O governo do Japão e os governos totalitários da Alemanha e da Itália atingiram um alto grau de disciplina social em seus países, dirigindo seus esforços para a recuperação econômica e o desenvolvimento militar. Esses governos queriam modificar a ordem internacional estabelecida pelos vencedores da Primeira Guerra. Por isso durante a década de 1930, adotaram uma politica externa de expansão territorial, militar e econômica  Os governos por sua vez, assumiram uma politica de apaziguamento, pois se beneficiavam da ordem internacional em vigor e queriam evitar um novo conflito mundial. ( Historia Global: Brasil em Geral - Volume único/Gilberto Cotrim, 2005.SARAIVA S.A. - Livreiros editores, São Paulo,2005)

Fatos da II GUERRA MUNDIAL

Por meio do Tratado de Versalhes, os vencedores da Primeira Guerra Mundial estabeleceram várias medidas aos países derrotados. Os alemães acharam essas medidas muito rigorosas e humilhantes, extremamente duras. E, justamente neste momento a Alemanha passava por uma grave crise em sua economia, então Adolf Hitler ( líder politico) gerou no povo um sentimento de revolta. Ligando seu orgulho nacional com o poder fortaleceu o Estado Nazista.
Um dos seus principais objetivos era desafiar as imposições do Tratado de Versalhes e romper o domínio internacional dos países que pertenciam aos vencedores da Primeira Guerra Mundial.
Além disso Adolf Hitler estabelecia claramente o seu racismo, contra judeus, homossexuais, entre outros que não eram alemães.


Segunda Guerra Mundial

Tainara Soares, Jéssica, Tairini Genari, Samanta Cerveira e Pâmela Silva - 303 / Interdisciplinar